quarta-feira, 30 de novembro de 2016



Quando o assunto é educação, podemos afirmar que o docente é o agente que mais se aproxima do educando em sentindo de contato e vinculo, apesar da escola ter toda uma gama de profissionais qualificados para lidar com as demandas escolares e muitos deles também serem ou terem sido docentes, o papel do professor dentro daquele ambiente diz respeito a formação cultural e social daqueles alunos. O professor é o mediador entre o currículo e a sala de aula, é ele que aborda em aula os temas sugeridos nos currículos escolares, ele que percebe a influencia desses temas em seus alunos, ele que garante que haja uma abordagem acerca daquilo. O docente, ao estar diariamente com o educando consegue perceber também se seu conteúdo esta abrangendo a classe como um todo, percebendo com facilidade quando as diferenças são esquecidas, atropeladas ou tratadas como algo a ser superado. 
Atualmente, vive-se um processo de integração do diferente dentro do currículo escolar, anteriormente monocultural, hoje fluindo para a pluralidade e com processos multiculturais cada vez maiores, percebe-se que ainda falta muito, o processo de integração fez com que a diferença fosse notada, mas ainda há muito para se chegar a um inclusão propriamente dita, já que as diferenças vistas com igualdade ainda passam longe do principio de equidade, hoje tão discutido, onde cada demanda é notada e onde os aspectos escolares são realmente adaptados a realidade desses alunos que trazem a pluralidade ao ambiente escolar. Convém citar que os próprios professores sofrem com a monocultura presente na escola, a padronização dos currículos, que não levam em conta a região onde se situa, a situação e realidade dos alunos e professores, a dinâmica social local e os saberes trazidos a priori pelos educandos. 
Cabe salientar que o processo de humanização, a qual a sociedade, família e escola, desempenham deve considerar a matriz cultural a qual aquele individuo esta inserido. tendo em conta que esse é uma parte fundamental da vida daquele educando. A homogenia escolar acarreta situações de complicação em relação a rendimento escolar, falta de pertencimento e possível evasão. Muito tem sido feito e hoje em dia os currículos se adaptam as novas realidades e o professor se apresenta como peça fundamental nessa mudança que segue ocorrendo e que tende a estar cada vez mais próxima de um currículo escolar multicultural, que preserve e respeite as diversidades, trazendo o conteúdo para o contexto do educando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário